sábado, 16 de maio de 2009

Transgénicos - Prós e Contras





















Transgénicos – Definição

São organismos geneticamente modificados que através de técnicas de Engenharia Genética, sofrem alterações no seu genoma obtendo genes de indivíduos de outras espécies, verificando-se diferenças nas suas características. Ex: resistência a doenças, maior período de vida, etc.
Os OGM's surgiram no intuito de obter organismos melhorados em relação a uma determinada característica, ou várias, quando comparadas com o indivíduo original.


Como se obtêm um transgénico?


1- Utiliza-se um vector que pode ser um bacteriófago ou um plasmideo;
2- Isola-se o DNA do vector;
3- Utilizando técnicas avançadas de Biotecnologia, replica-se essa cadeia de DNA;
4- Retira-se destas cadeias um determinado gene sem "interesse" e coloca-se no seu lugar o gene desejado para que o ser a modificar realize uma determinada função;
5- Os vectores já alterados são introduzidos nas células do ser a alterar e estas vão ser colocadas num meio de cultura;

6- e 7- Obtêm-se várias plântulas que se irão desenvolver originando plantas transgénicas adultas com capacidade reprodutoras.


Os Prós dos Transgénicos:

- O alimento geneticamente modificado pode ter a função de prevenir, reduzir ou evitar riscos de doenças, através das plantas modificadas geneticamente para produzirem vacinas ou iogurtes fermentados com OGM’s que estimulem o sistema imunológico.
- O uso de transgénicos pode reduzir o uso dos agro tóxicos (herbicidas, insecticidas e fungicidas) mais danificantes, que podem causar sérios problemas aos seres vivos e a produção prejudicará menos o meio ambiente.
- As plantas geneticamente modificadas podem adquirir resistência ao ataque de insectos, de pragas e à seca.
- Através da resistência obtida, a planta sofre menos interferências de pragas e doenças, aumentando, assim, a produtividade agrícola através do desenvolvimento de lavouras mais produtivas.
- Outro ponto é o aumento de produção de alimentos, que alguns especialistas afirmam poder reduzir o problema da fome. Esse aumento ainda poderia reduzir os custos de produção, facilitando assim a vida do agricultor.

Os Contras dos Transgénicos:

- O lugar em que o gene é inserido não pode ser controlado completamente, o que pode causar resultados inesperados uma vez que os genes de outras partes do organismo podem ser afectados.
- Há um considerável aumento do número de casos de pessoas alérgicas a determinados alimentos em virtude das novas proteínas que são produzidas pela alteração genética dos alimentos.
- Além dos riscos à saúde, também há os riscos ambientais como o aumento considerável de resíduos de pesticidas, pois alguns dos produtos transgénicos adquirem resistência aos efeitos dos agro tóxicos, necessitando de um uso mais intenso do agro tóxico, e os restos poderão escoar para os rios e solos, contaminando o lençol freático e diminuindo a potabilidade da água.
- A uniformidade genética leva a uma maior vulnerabilidade do cultivo porque a invasão de pestes, doenças e ervas daninhas sempre é maior em áreas que plantam o mesmo tipo de cultivo. Quanto maior for a variedade genética no sistema da agricultura, mais este sistema estará adaptado para enfrentar pestes, doenças e mudanças climáticas que tendem a afectar apenas algumas variedades.
- Pragas e doenças poderão tornar-se resistentes se houver a transferência do gene resistente para eles.
- Alguns organismos que eram antes cultivados para serem usados na alimentação estão a ser modificados para produzirem produtos farmacêuticos e químicos. Essas plantas modificadas poderiam fazer uma polinização cruzada com espécies semelhantes e, deste modo, contaminar plantas utilizadas exclusivamente na alimentação.

8 comentários:

  1. Enquanto grandes empresas transnacionais investem milhoes e milhoes em pesquisas de trangênicos, nosso governo federal nao faz nada para conter ou controlar isso. É um absurdo, pois essas gigantes, como a monsanto, agem livremente, para tentar conseguir ter todo o monopolio de nossa agricutura. Não podemos ser iludidos por essa farça. Além disso, e fácil notar que com os alimentos trangenicos, o presso dos orgânicos tendem a aumentar muito. Com isso enquanto os ricos ficarao com a comida saldavel, os pobres ficarao com a "raçao" geneticamente modificada, que pode causar sérios riscos a saúde. tudo é para o enriquecimento de poucos, devemos ficar espertos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os alimentos industrializados já causam efeitos inesperados nas pessoas; a utilização de aparelhos como os microondas apresentam probabilidade comprovada de ser cancerígena, assim como radiografias hospitalares, dentre outras coisas com as quais convivemos todos os dias. Os investimentos, externos e internos, em pesquisas relacionadas aos transgênicos promovem a criação de empregos, o avanço científico, o futuro não só da área agropecuária como também da saúde, além de contribuir para o superávit da balança comercial brasileira. É verdade que os transgênicos podem produzir efeitos inesperados, por isso são submetidos a severos testes e muitas vezes, antes de serem lançados ao mercado. Se o senhor acredita em tudo o que disse, provavelmente não deve utilizar microondas, nem qualquer tipo de produto enlatado e muito menos beber coca-cola ou fumar, já que esses têm efeito comprovado de danos graves à saúde, diferentemente de qualquer transgênico, já que se houvesse dano comprovado, não teria sido disponibilizado à população. A sabedoria nos dá poder, pesquise.

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Como que os OGM's vão acabar com a fome no mundo principalmente na África, se a renda está concentrada nas mãos de poucos, sendo que estes consomem produtos orgânicos, enquanto os outros ficam consumindo algo que não sabem com certeza se faz bem ou não. E não adianta muito todo este investimento, se quem aproveita não são os que mais necessitam.

    ResponderEliminar
  4. estou adorandoooo esse blog tem td que eu preciso =]

    ResponderEliminar
  5. vlw esse blog tem td me ajudou mt vlw msm

    ResponderEliminar
  6. Ameii o blog está me ajudando muito na tarefa de ciências

    ResponderEliminar
  7. Qual a fonte de toda essa informação?

    ResponderEliminar