quinta-feira, 7 de maio de 2009

Ciência Forense


As ciências forenses e criminais desempenham uma função essencial no sistema de justiça, ao fornecer informação científica fundamental para a investigação criminal e para os tribunais. O trabalho laboratorial em ciências forenses e criminais direcciona-se para o reconhecimento, identificação, individualização e avaliação de vestígios físicos em procedimentos legais, aplicando as ciências naturais.
No âmbito do tema do nosso trabalho "genética & ciência", vamos direccionar a pesquisa deste título apenas para o lado do DNA, "impressões digitais", mas não deixando de mencionar as áreas às quais esta ciência esta dependente.
As áreas são:
  • Antropologia
  • Criminologia
  • Entomologia
  • Odontologia
  • Patologia
  • Psicologia

Na ciência forense a existência de infinitas provas é importantíssima visto que podem auxiliar na resolução de casos específicos.

As impressões digitais são as provas mais esclarecedoras no mundo do crime.

O que são?

Tal como o nome nos diz, é uma impressão de uma porção levantada da epiderme da mão ou do dedo. Podem ser depositadas em secreções naturais das glândulas endócrinas presentes na pele (secreções que consistem principalmente de água) ou através de tinta ou outros contaminantes transferidos das mãos ou dos pés para uma superfície relativamente plana como um bilhete de identidade por exemplo. A identificação de impressões digitais também conhecia como dactiloscopia é o processo de comparar impressões digitais recolhidas na cena do crime com as de um suspeito para determinar se são do mesmo dedo. A flexibilidade dessa área da pele significa que nenhuma impressão digital é idêntica em todos os detalhes.

As impressões digitais dividem-se em três tipos:

Impressões latentes: São as impressões deixadas por acidente quer visíveis ou não a olho nu numa superfície lisa. Técnicas eléctricas, químicas ou físicas permitem a visualização destas impressões quer sejam provenientes das secreções das glândulas presentes na pele, quer sejam provenientes de um contaminante como óleo e tina, por exemplo. Este tipo de impressões geralmente apenas apresenta uma parte diminuta da superfície do dedo e podem ser facilmente sujas ou distorcidas. Por estas razões, estas impressões levam a inúmeros erros nas comparações pois contém menos detalhes do que uma impressão retirada em condições controladas.

Impressões patentes: São impressões digitais criadas por transferência de materiais no dedo para uma superfície. Por serem já visíveis não necessitam da aplicação de técnicas para as revelar e são geralmente fotografadas ao invés de serem retiradas da mesma maneira que as impressões latentes.

Impressões plásticas: São impressões digitais depositadas num material que as regista com o seu maior detalhe. Exemplos desses materiais são cera derretida e depósitos de gordura nas peças de carros. Tal como as patentes, essas impressões já são visíveis, no entanto é aconselhável utilizar os procedimentos normais pois podem encontrar-se impressões latentes deixadas junto dessa pelos cúmplices.




"As impressões digitais genéticas"

Tal como as impressões digitais nos dedos, as impressões digitais genéticas são padrões únicos de fragmentos de ADN que são especí­ficos para um indiví­duo.
Podemos identificar uma pessoa desconhecida a partir do ADN numa amostra minúscula de cabelo, de unhas, e até de pele ou numa gota de sangue ou de sémen. Estas impressões digitais genéticas trouxeram já uma grande ajuda à polí­cia na identificação de criminosos, e muitos soldados mortos em guerras têm sido identificados a partir do seu ADN.
Através deste método de identificação também já se pode dar a certeza da paternidade de uma criança, o que antigamente dificultava muitos processos judiciais.
As impressões digitais genéticas também têm sido utilizadas para identificar espécies de pássaros exóticos importados ilegalmente.

Em suma, as impressões digitais são únicas e de carácter permanente desde o nascimento até à morte, o que confere singularidade e permanência a cada indivíduo.

Se quiserem saber mais sobre este tipo de ciência e conhecer melhor as suas áreas diriga-se a este site:

http://forense.inlocoweb.com/wordpress/

Sem comentários:

Enviar um comentário