sábado, 16 de maio de 2009

Transgénicos - Prós e Contras





















Transgénicos – Definição

São organismos geneticamente modificados que através de técnicas de Engenharia Genética, sofrem alterações no seu genoma obtendo genes de indivíduos de outras espécies, verificando-se diferenças nas suas características. Ex: resistência a doenças, maior período de vida, etc.
Os OGM's surgiram no intuito de obter organismos melhorados em relação a uma determinada característica, ou várias, quando comparadas com o indivíduo original.


Como se obtêm um transgénico?


1- Utiliza-se um vector que pode ser um bacteriófago ou um plasmideo;
2- Isola-se o DNA do vector;
3- Utilizando técnicas avançadas de Biotecnologia, replica-se essa cadeia de DNA;
4- Retira-se destas cadeias um determinado gene sem "interesse" e coloca-se no seu lugar o gene desejado para que o ser a modificar realize uma determinada função;
5- Os vectores já alterados são introduzidos nas células do ser a alterar e estas vão ser colocadas num meio de cultura;

6- e 7- Obtêm-se várias plântulas que se irão desenvolver originando plantas transgénicas adultas com capacidade reprodutoras.


Os Prós dos Transgénicos:

- O alimento geneticamente modificado pode ter a função de prevenir, reduzir ou evitar riscos de doenças, através das plantas modificadas geneticamente para produzirem vacinas ou iogurtes fermentados com OGM’s que estimulem o sistema imunológico.
- O uso de transgénicos pode reduzir o uso dos agro tóxicos (herbicidas, insecticidas e fungicidas) mais danificantes, que podem causar sérios problemas aos seres vivos e a produção prejudicará menos o meio ambiente.
- As plantas geneticamente modificadas podem adquirir resistência ao ataque de insectos, de pragas e à seca.
- Através da resistência obtida, a planta sofre menos interferências de pragas e doenças, aumentando, assim, a produtividade agrícola através do desenvolvimento de lavouras mais produtivas.
- Outro ponto é o aumento de produção de alimentos, que alguns especialistas afirmam poder reduzir o problema da fome. Esse aumento ainda poderia reduzir os custos de produção, facilitando assim a vida do agricultor.

Os Contras dos Transgénicos:

- O lugar em que o gene é inserido não pode ser controlado completamente, o que pode causar resultados inesperados uma vez que os genes de outras partes do organismo podem ser afectados.
- Há um considerável aumento do número de casos de pessoas alérgicas a determinados alimentos em virtude das novas proteínas que são produzidas pela alteração genética dos alimentos.
- Além dos riscos à saúde, também há os riscos ambientais como o aumento considerável de resíduos de pesticidas, pois alguns dos produtos transgénicos adquirem resistência aos efeitos dos agro tóxicos, necessitando de um uso mais intenso do agro tóxico, e os restos poderão escoar para os rios e solos, contaminando o lençol freático e diminuindo a potabilidade da água.
- A uniformidade genética leva a uma maior vulnerabilidade do cultivo porque a invasão de pestes, doenças e ervas daninhas sempre é maior em áreas que plantam o mesmo tipo de cultivo. Quanto maior for a variedade genética no sistema da agricultura, mais este sistema estará adaptado para enfrentar pestes, doenças e mudanças climáticas que tendem a afectar apenas algumas variedades.
- Pragas e doenças poderão tornar-se resistentes se houver a transferência do gene resistente para eles.
- Alguns organismos que eram antes cultivados para serem usados na alimentação estão a ser modificados para produzirem produtos farmacêuticos e químicos. Essas plantas modificadas poderiam fazer uma polinização cruzada com espécies semelhantes e, deste modo, contaminar plantas utilizadas exclusivamente na alimentação.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Clonagem - Prós e Contras


Clonagem – Definição

A clonagem é um processo de obtenção de indivíduos provenientes de multiplicação assexual do mesmo ser. Os clones são geneticamente iguais ao seu progenitor, ou seja, têm igual código genético. A clonagem é possível através de uma técnica que consiste em obter um ser completo a partir de um óvulo, não fecundado, ao qual foi retirado o núcleo e para o qual foi transplantado o núcleo de uma célula adulta (visto que é nas núcleo das células que se encontra o ADN, o qual vai determinar as características específicas de cada ser).


Tipos de Clonagem:


Clonagem Reprodutiva

  • Objectivo: nascimento de novos seres;

  • Benefícios: desenvolvimento de todo tipo de células e combate a certas doenças e malformações.

Clonagem Terapêutica


  • Objectivo : Obtenção de tecidos aos órgãos destinados a fins clínicos.

    Como se obtém um clone?
    1.Extrai-se o núcleo de uma célula somática e de um ovócito;
    2.Introduz-se o núcleo retirado da célula somática no ovócito sem núcleo;
    3.Estimula-se o ovócito com descarga eléctrica;
    4.Coloca-se num meio nutritivo para que se divida.


Os Prós da clonagem:

-
Seria possível tratar vítimas de ataques cardíacos através da clonagem das suas células saudáveis do coração, e injectando-as nas áreas do coração que foram danificadas.
- Casos de infertilidade. Com a clonagem, os casais inférteis poderiam ter filhos.
- Problemas no fígado e nos rins. Poderá ser possível clonar fígados humanos para transplante dos mesmos;
- A Leucemia. Este espera-se ser um dos primeiros benefícios a vir desta tecnologia;
- As espécies em vias de extinção poderiam ser salvas - com a pesquisa que conduz à clonagem humana nós aperfeiçoaremos a tecnologia para clonar animais, e assim nós poderíamos para sempre preservar a espécie posta em perigo, incluindo seres humanos.

Os Contras da Clonagem:

- Os poucos clones que sobrevivem ao processo costumam não ter vida longa ou saudável. Normalmente têm problemas com órgãos tais como o coração, têm um sistema imunitário debilitado e morrem pouco após o nascimento. É quase certo que o mesmo venha o ocorrer com os primeiros clones humanos.
- A possibilidade de comprometer a individualidade;
- A perda de variabilidade genética;
- Envelhecimento precoce;
- Grande número de anomalias;
- Lesões hepáticas, tumores, baixa imunidade;
- Um mercado negro de fetos pode surgir, de dadores "desejáveis" que queiram clonar-se a eles próprios, como estrelas de cinema, atletas entre outros;
- A tecnologia não está ainda bem desenvolvida, tendo uma baixa taxa de fertilidade (para clonar a Dolly foram precisos 277 ovos, 30 começaram a dividir-se, 9 induziram a gravidez e apenas 1 sobreviveu);
- Os clones poderão ser alvo de discriminação por parte da sociedade;
- Os clones poderão estar sujeitos a problemas psicológicos desconhecidos, com impacto na família e na sociedade.
- Esta temática da clonagem poderá contribuir, de certa forma, para o aumento da população mundial, o que significa que, se a clonagem começar a ser realizada, os recursos naturais poderão começar a esgotar-se ainda mais rapidamente, pois as pessoas serão em maior número e os recursos manter-se-ão ou diminuirão de quantidade.
- Empresas oportunistas a utilizar a técnica para outros fins que não o avanço da ciência e benefício da humanidade;
- O mau uso da clonagem de bebés, a fim de lucrar;
- Várias pessoas, em todo mundo, anunciaram a sua intenção de clonar um bebé, o desejo de fama sobrepõe-se à análise das consequências que delas possam resultar;
- Quando a possibilidade de duplicar seres humanos foi anunciada, muitos temeram que vilões da nossa história fossem trazidos de volta à vida. Mas, a não ser que acreditemos que o mal está presente no gene de uma pessoa, isto não é um motivo de preocupação. A clonagem apenas duplica o corpo, não necessariamente o carácter ou personalidade de uma pessoa. A mesma pessoa não voltaria ao mundo, e sim alguém fisicamente idêntico seria criado.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Ciência Forense


As ciências forenses e criminais desempenham uma função essencial no sistema de justiça, ao fornecer informação científica fundamental para a investigação criminal e para os tribunais. O trabalho laboratorial em ciências forenses e criminais direcciona-se para o reconhecimento, identificação, individualização e avaliação de vestígios físicos em procedimentos legais, aplicando as ciências naturais.
No âmbito do tema do nosso trabalho "genética & ciência", vamos direccionar a pesquisa deste título apenas para o lado do DNA, "impressões digitais", mas não deixando de mencionar as áreas às quais esta ciência esta dependente.
As áreas são:
  • Antropologia
  • Criminologia
  • Entomologia
  • Odontologia
  • Patologia
  • Psicologia

Na ciência forense a existência de infinitas provas é importantíssima visto que podem auxiliar na resolução de casos específicos.

As impressões digitais são as provas mais esclarecedoras no mundo do crime.

O que são?

Tal como o nome nos diz, é uma impressão de uma porção levantada da epiderme da mão ou do dedo. Podem ser depositadas em secreções naturais das glândulas endócrinas presentes na pele (secreções que consistem principalmente de água) ou através de tinta ou outros contaminantes transferidos das mãos ou dos pés para uma superfície relativamente plana como um bilhete de identidade por exemplo. A identificação de impressões digitais também conhecia como dactiloscopia é o processo de comparar impressões digitais recolhidas na cena do crime com as de um suspeito para determinar se são do mesmo dedo. A flexibilidade dessa área da pele significa que nenhuma impressão digital é idêntica em todos os detalhes.

As impressões digitais dividem-se em três tipos:

Impressões latentes: São as impressões deixadas por acidente quer visíveis ou não a olho nu numa superfície lisa. Técnicas eléctricas, químicas ou físicas permitem a visualização destas impressões quer sejam provenientes das secreções das glândulas presentes na pele, quer sejam provenientes de um contaminante como óleo e tina, por exemplo. Este tipo de impressões geralmente apenas apresenta uma parte diminuta da superfície do dedo e podem ser facilmente sujas ou distorcidas. Por estas razões, estas impressões levam a inúmeros erros nas comparações pois contém menos detalhes do que uma impressão retirada em condições controladas.

Impressões patentes: São impressões digitais criadas por transferência de materiais no dedo para uma superfície. Por serem já visíveis não necessitam da aplicação de técnicas para as revelar e são geralmente fotografadas ao invés de serem retiradas da mesma maneira que as impressões latentes.

Impressões plásticas: São impressões digitais depositadas num material que as regista com o seu maior detalhe. Exemplos desses materiais são cera derretida e depósitos de gordura nas peças de carros. Tal como as patentes, essas impressões já são visíveis, no entanto é aconselhável utilizar os procedimentos normais pois podem encontrar-se impressões latentes deixadas junto dessa pelos cúmplices.




"As impressões digitais genéticas"

Tal como as impressões digitais nos dedos, as impressões digitais genéticas são padrões únicos de fragmentos de ADN que são especí­ficos para um indiví­duo.
Podemos identificar uma pessoa desconhecida a partir do ADN numa amostra minúscula de cabelo, de unhas, e até de pele ou numa gota de sangue ou de sémen. Estas impressões digitais genéticas trouxeram já uma grande ajuda à polí­cia na identificação de criminosos, e muitos soldados mortos em guerras têm sido identificados a partir do seu ADN.
Através deste método de identificação também já se pode dar a certeza da paternidade de uma criança, o que antigamente dificultava muitos processos judiciais.
As impressões digitais genéticas também têm sido utilizadas para identificar espécies de pássaros exóticos importados ilegalmente.

Em suma, as impressões digitais são únicas e de carácter permanente desde o nascimento até à morte, o que confere singularidade e permanência a cada indivíduo.

Se quiserem saber mais sobre este tipo de ciência e conhecer melhor as suas áreas diriga-se a este site:

http://forense.inlocoweb.com/wordpress/